Tecnologia

Perfis em PVC – WOOD: Como industrializamos?

tecnologia-unicomperPVC (Poli Cloreto de Vinila) – Material reciclável, auto extinguível, que não propaga fogo, possui longo ciclo de vida, sendo sua matéria prima um recurso inesgotável na natureza, aliada a satisfação, beleza, leveza, funcionalidade e baixa manutenção.

WOOD: Farinha de Madeira. Tem como objetivo transformar resíduos do setor madeireiro em matéria prima para nossos produtos, que são sustentáveis com alta tecnologia e ecologicamente corretos.

Nossos produtos são oriundos de pesquisas e testes laboratoriais, que objetivaram disponibilizar para o mercado praticidade, sustentabilidade e baixos impactos ambientais com ganhos econômicos significativos. A madeira possui alta carga reforçativa em polímeros, isso a torna mundialmente atrativa, principalmente nos últimos cinco anos.

tecnologia-unicomper-2Estamos vivendo uma grande revolução no que diz respeito à consciência ambiental e econômica, com esse pressuposto, produtos que trazem benefícios tanto ambientais quanto econômicos estão sendo desenvolvidos pela indústria para aplicação nas áreas da construção civil. A UNICOMPER seguiu esse caminho, lançando seus produtos em PVC WOOD. As principais vantagens da utilização de reforços lignocelulósicos (farinha de madeira) em polímeros podem ser resumidas em baixa densidade, baixa abrasividade, possibilidade de incorporação de elevados teores resultando em elevada rigidez com excelente resistência.

tecnologia-unicomper3A introdução de fibras de reforço em matrizes termoplásticas objetiva o aumento da resistência mecânica do polímero termoplástico. Nesse sentido a madeira muda seu perfil de utilização para produtos nobres, como nossos Rodapés, Guarnições e Batentes, dando ainda a alternativa de dar destinação adequada a resíduos na forma de produtos com alto valor agregado.

Polímeros carregados com reforços com farinhas de madeiras (lignocelulósicos) fazem parte de uma nova classe de materiais que misturados, combinam como no caso da madeira e do PVC. O PVC se destaca de maneira bastante favorável pelas suas características interessantes para aplicações na construção civil tais como produto à prova d’água e resistente à insetos. Montagem por parafusos, em incertos auto-atarraxantes, pintura opcional, dentre outras. Além do incentivo a reciclagem dessa matéria prima.

Porque a UNICOMPER optou por produzir Rodapés, Guarnições e Batentes em PVC-WOOD:

A ideia básica foi combinar dois materiais, buscando-se sinergia de propriedades. O uso de polímero, não 100% originário do petróleo (sua principal matéria-prima é um recurso inesgotável na natureza, sendo 57% derivado do cloro e 43% de eteno) e o pó de madeira.

O uso da Farinha de Madeira tem tido grande aceitação devido ao crescimento dos custos dos plásticos, pois a utilização da Farinha de Madeira apresenta uma redução de custo, quando comparada a compostos comuns. Outro ponto a ser destacado são os aspectos ambientais, pois o uso de materiais renováveis contribui com o meio ambiente, além disso a Farinha de Madeira pode substituir com vantagens a fibra de vidro e as cargas minerais geralmente empregadas, devido a baixa densidade e baixa abrasão, resultando em menor massa específica e menores gastos com manutenção. Em termos de processamento resulta-se: temperaturas baixas e redução do ciclo de moldagem. Quanto às propriedades de reforço temos o aumento da resistência à tração e flexão, como resultado do aumento da rigidez. Apresentam vantagens em termos sócio-econômicos e ambientais: biodegradabilidade, menor consumo de energia e menores custos. Nessa base de pesquisa, produzimos com uma mistura de 30% de farinha de madeira e 70% de PVC, o que nos da um produto acima das expectativas nos quesitos custo e benefícios.